sábado, 10 de setembro de 2011

46ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste - 2


Terminou neste domingo, 4, no convento de Santo Antônio de Ipuarana, em Lagoa Seca, na Paraíba, a 46ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) O encontro contou com a participação do bispo emérito de Catanduva (SP) dom Celso Queirós, que aprofundou o tema “Na Tríplice Missão da Igreja: A Caridade”.

Por quatro dias, 150 participantes das 21 dioceses do Regional refletiram, sob a orientação de dom Celso, as formas de ampliar e melhorar as ações da Igreja Católica relativas à caridade e discutiram como colocar na prática essas propostas. “Cada jovem salvo é um mundo que recomeça. Assim como Jesus disse ‘Levanta-te e anda’, devemos dizer o mesmo e ajudar aos que de nós necessitam”, afirmou o bispo.

Foram apresentados no último dia o itinerário do Ritual de Iniciação Cristã (RICA), compromisso firmado durante a 45ª assembleia Regional. O encaminhamento das missões na Amazônia também foi apresentado, assim como o quadro das ações missionárias nas dioceses.

Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo de Floresta (PE), deu o encaminhamento e pistas para a próxima Assembleia, cujo tema escolhido foi Juventude, tendo em vista a próxima jornada Mundial da Juventude, que será no Rio de Janeiro, em 2013.

Mensagem

No fim do encontro foi divulgada uma mensagem final que exorta a Igreja a “pregar a Palavra; celebrar os Sacramentos na sagrada Liturgia e servir os filhos e filhas de Deus praticando a Caridade, fruto da Fé”. O texto convoca ainda a Igreja a ouvir os clamores da sociedade procurando ser um sinal da presença de Cristo na terra e se propõe a continuar o processo de evangelização por meio de várias iniciativas. “Santas Missões Populares e do processo de Iniciação Cristã com Adultos, cujo escopo é o compromisso cristão, bem como do fortalecimento do Setor das Pastorais Sociais do Regional e de ações desenvolvidas pela ‘Caritas’”.

Leia mensagem na íntegra, abaixo:

Mensagem da 46ª. Assembléia Pastoral Regional Nordeste 2

“O Amor de Cristo nos impele!” (2 Cor. 5,14)

A 46ª. Assembléia Pastoral Regional NE 2 (correspondendo às 21 Dioceses dos Estados do RN, PE, PB e AL), realizada de 1 a 4 de setembro de 2011, em Lagoa Seca (PB), aprofundou a temática “Na tríplice missão da igreja: a Caridade”. A Igreja é incumbida de pregar a Palavra; celebrar os Sacramentos na sagrada Liturgia e servir os filhos e filhas de Deus praticando a Caridade, fruto da Fé.

O lema de nossa Assembléia: “Vai e faze tu a mesma coisa” (Lc 10,37) nos remete à atitude fundamental de Jesus, enviado pelo Pai na força do Espírito para evangelizar os pobres (Lc 4, 16 s). A Caridade se identifica com a obra de salvação de Jesus Cristo, confiada à sua Igreja.

Ao longo de sua missão Jesus sempre se colocou ao lado dos marginalizados, dos pobres e dos pecadores. Hoje, o Senhor nos incumbe de fazer o mesmo, pois o Amor de Cristo nos impele para a atitude gratuita e generosa de ir ao encontro dos mais necessitados de sua compaixão misericordiosa.

Ouvindo os clamores que brotam de situações de marginalidade provocadas pela sociedade de consumo, sensibiliza-nos sobremodo, ver adolescentes e jovens induzidos ao uso de drogas, sem perspectivas de estudo, trabalho e de um futuro garantido; famílias desestruturadas; sistemas de educação e saúde pública precários, na expectativa de soluções estruturantes; entre outras, a implantação de escolas em regime integral e escolas profissionalizantes.

O senso de humanismo cristão nos mostra claramente que, para superar situações de exclusão, a saída passa pela capacitação para ocupação e renda, pela defesa e promoção de vida digna, do fortalecimento dos vínculos familiares e de medidas oportunas de inclusão com justiça social, superando estruturas perversas de uma sociedade que inverte a ordem dos valores, idolatrando a riqueza, o poder e o prazer, usando o ser humano como objeto descartável.

O elenco das situações de miséria moral e material é interminável. Como pode a Igreja dar respostas condizentes com a sua missão evangelizadora e pastoral, entendendo que cabe ao Estado e aos órgãos competentes o cumprimento dos seus deveres?

Parece-nos indispensável reconhecer a riqueza de iniciativas plurais tomadas pelas 21 Dioceses que compõem o Regional NE 2, dirigidas às variadas situações particulares e circunstâncias locais. É necessário, pois, articular as nossas ações, somando as nossas forças, não obstante nossas limitações.
Propomo-nos concretamente a dar continuidade à Ação Evangelizadora e Pastoral desempenhada no Regional NE2, através das Santas Missões Populares e do processo de Iniciação Cristã com Adultos, cujo escopo é o compromisso cristão, bem como do fortalecimento do Setor das Pastorais Sociais do Regional e de ações desenvolvidas pela “Caritas”.

É de fundamental importância a formação de lideranças cristãs dentro do processo de iniciação cristã, compreendendo o aprofundamento da Doutrina Social da Igreja, podendo tal empenho ser realizado nas Escolas de Fé e Política, viabilizadas nas Dioceses.
O mesmo vale para a formação permanente de lideranças cristãs e de conselheiros/as com assento nos Conselhos paritários (municipais e outros). Assim, cada diocese formule um cadastro de conselheiros/as representantes da Igreja.

Recomendamos por fim o empenho de nossas dioceses na preparação e realização da V Semana Social Brasileira, bem como no redesenho e animação de novas formas do “Grito dos excluídos”.

“O Amor de Cristo nos impele!” (2 Cor. 5,14)
Que o poder de seu Espírito, seja nossa força na fidelidade a nossa Missão!

Convento de Ipuarana, Lagoa Seca, 4 de setembro de 2011.

Fonte: Assessoria de Imprensa CNBB NE2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.