quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Dom Campelo - Fundador da Familia Medianeira




DOM ANTÔNIO CAMPELO DE ARAGÃO
FUNDADOR DA FAMÍLIA MEDIANEIRA DA PAZ

Nasce aos 05 de dezembro de 1904, na cidade de Garanhuns-PE.Filho de Aurélio Aragão e Enedina Campelo Aragão.Foi batizado aos 13 de junho de1905, recebendo o nome de Antonio.
Na sua infância e adolescência sofreu a perca dos genitores, ficando órfão de pai aos 10 anos, e de mãe aos 13 anos de idade.
Em 1920, Antonio conheceu os padres Salesianos, quando foi para o Colégio São Joaquim em frei Caneca-PE.Ali terminou o curso fundamental.Em 1922 entrou para a vida religiosa Salesiana, no colégio São Manoel – Lavrinhas, SP, onde concluiu o curso médio em 1926.
Realizou o Noviciado em 1927, fazendo o curso de Filosofia, entre os anos 1928 a 1930, em Jaboatão-PE.Logo após foi enviado por sua Congregação religiosa para cursar Teologia em Turim-Itália, de 1933 a 1936, sendo ordenado sacerdote aos 05 de julho de 1936, celebrou sua primeira missa no altar de Dom Bosco.
Após sua Ordenação Sacerdotal, voltou para o Brasil, residindo de 1937 a 1938 no Colégio Liceu Salesiano do Salvador, na Bahia. Ali assumiu atividade educacional, foi considerado pelos alunos e irmãos de Congregação como: jovial, alegre, dinâmico e competente.
Sempre acolheu com humildade, alegria e disponibilidade à vontade de Deus. Tinha muita facilidade de falar em público e fazia com convicção de um Evangelizador, levando a Palavra de Deus com fervor a todos e em todos os lugares.
Nos anos 1939 a 1942, assumiu a direção do Colégio Padre Inácio Rolim em Cajazeiras-PB.Naquela cidade conquistou espaços deixando florescer o talento de batalhador e empreendedor corajoso na administração do Colégio e na construção do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.
Salesiano destemido e fiel á vontade do Pai Celeste, dedicou-se á administração do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Aracajú-SE nos anos 1943 a 1945.
Sempre dócil a escutar o convite de Jesus: “Ide e Anunciai...” Foi enviado, por sua Congregação Salesiana como Diretor do Colégio Salesiano de Fortaleza-CE e pároco da Igreja da Piedade, onde construiu as Escolas Profissionais Dom Bosco.


1950 a 1956 - BISPO AUXILIAR


Filho de Dom Bosco, orador brilhante, a todos exortava para uma vida cristã de piedade, justiça e paz, foi escolhido por Deus para exercer na sua Igreja o Ministério Episcopal, sendo nomeado pelo papa Pio XII em 05/06/1950, Bispo Auxiliar Dom Aquino Correia, Arquidiocese de Cuiabá-Mato Grosso. Foi ordenado bispo aos 13 de agosto do mesmo ano em Fortaleza-CE.
Pastor e Profeta ardoroso, ungido pelo Espírito do Senhor para evangelizar os pobres. Assumiu o mandato do Mestre, pautando sua vida no lema: “Tudo farei pelo Eleitos.”
Naquela arquidiocese revelou-se um Pastor incansável, dinamizando os setores pastorais e sociais. D.Antonio visitava as famílias e ia de cidade em cidade, de movimento em movimento. Em todos os setores da sociedade adentrou para evangelizar e anunciar a Palavra de Deus.Nada o intimidou.Construiu obras, reabriu o seminário, fundou movimentos e associações, apoiou a juventude e os organismos operários.Tudo em favor dos mais pobres, que eram os seus prediletos.

1957 a 1975 – BISPO DE PETROLINA-PE


Tempo muito fecundo da sua vida de pastor, testemunhou a Diocese de Petrolina. Aos 18 de dezembro de 1956, foi nomeado pelo Papa Pio XII, para exercer o Ministério Episcopal sendo Bispo diocesano de Petrolina, sertão Pernambucano.
Ânimo forte e muita coragem eram características inerentes à sua personalidade.
Com visão de conjunto, pastoreou a diocese de maneira incansável, indo até aos mais escondidos recantos para se encontrar com suas ovelhas e a elas levar uma palavra de ânimo, fé e de esperança.
Foi um Bispo missionário e peregrino das caatingas e comunidades ribeirinhas. Atuou na Sede da diocese, mas também viajou infinitas vezes para as cidades do interior.Além da missão Evangelizadora, foi o pioneiro desenvolvendo trabalhos nas áreas de: comunicação, saúde e educação e Grande animador da pastoral Vocacional enviando jovens para varias congregações religiosa, seminários diocesano e apostolado leigo.
Em Petrolina, Dom Antonio enfrentou e venceu desafios, impulsionado pela força da fé e um incansável desejo de expandir o Reino de Deus. Deixou para sua querida diocese grandes marcos de Evangelização e serviços sociais, como: A Emissora Rural “ A Voz do São Francisco”, a construção da Vila São Francisco” para os pobres; a construção e inauguração do Pavilhão do Lenho – Instituto São José e Cine Massangano, que hoje é chamado Centro Cultural Dom Bosco; ampliação do Centro Social Pio XI; implantação das Legiões agrárias e círculos operários no interior da diocese;realização do primeiro Congresso de Ação Social de Petrolina, por ocasião do centenário da Igreja matriz, Nossa Senhora Rainha dos Anjos;construção e inauguração do Hospital e Maternidade Santa Maria e da Escola Normal Dom Malan em Araripina- PE. Implantou as decisões do Concílio Vaticano II na diocese, com prudência, respeito e segurança, fase que exigiu dele um espírito forte e capacidade de superar incompreensões. As visitas pastorais foram intensas e constantes.
Percebendo a extensão da diocese e a carência de sacerdotes, fundou duas congregações religiosas: As Mensageiras de Santa Maria, em 1º de julho de 1957 e as Irmãs Medianeiras da Paz em 10 de dezembro1968.
As Irmãs Medianeiras da Paz, assumem o Carisma de “Tudo Fazer Pelos Eleitos”, especialmente aos mais necessitados, realizando a Missão de Servi e Anunciar Jesus Cristo, A Fonte da Paz. Atualmente as Irmãs Medianeiras estão presentes em 14 Comunidades todas na Região Nordeste do Brasil.
Dom Antonio Sonhou com os idealizou fundar os Irmãos Medianeiros, mas os viu florescer. Hoje este seu ideal esta sendo concretizado pela co-fundadora e primeira superiora Geral das Irmãs Medianeiras da Paz, Irmã Izabel Maria Reis. Os Irmãos Medianeiros da Paz estão presentes em Terezina- PI, em Vitória da Conquista – BA e na capital de Salvador- BA.
Após servir por 18 anos na Igreja de Petrolina, voltou para sua congregação Salesiana, passando a residir na comunidade do colégio salesiano de Salvador nos anos de 1975 a 1988. Mesmo doente realizou diversos trabalhos no campo da Evangelização e na animação vocacional.
Neste tempo dedicou-se de modo especial a formação na Congregação das Irmãs Medianeiras da Paz, e fundou aos 12 de Outubro de 1984 a Associação das servas Medianeiras da Paz, para o serviço da Evangelização, seguindo a Espiritualidade, o Carisma e a Missão das Irmãs Medianeiras da Paz.
Acompanhou, também, a Associação das Filhas de Maria Servas dos Pobres, fundada por Irmã Dulce em Salvador – BA.
Foram estes alguns dos serviços que Dom Antonio Campelo de Aragão realizou em Favor do Reino de Deus. Na sua vida podemos destacar: Grande amor a Igreja, a Eucaristia, a Nossa Senhora e um zelo especial pelos mais pobres e abandonados.
Dom Antonio Campelo de Aragão, nordestino, Pernambucano, marcado por desígnios divino, por todos os lugares por onde passou irradiou alegria, fundamentada na fé, na esperança e na caridade, virtudes sempre por ele difundidas.
Retornou a casa paterna aos 10 de setembro de 1988 em Araripina - PE. Está sepultado na Igreja Catedral de Petrolina-PE,onde recebeu homenagens póstumas dos seus Diocesanos e amigos.

4 comentários:

  1. O blog esta de parabén. Abraço irmãs medianeiras.

    ResponderExcluir
  2. muito bom!parabéns. bjos pra todas
    as irmãs e formandas, com carinho Laís

    ResponderExcluir
  3. Muinto bem Irmãs esse blog esta muinto bom um abraço que Deus abemçoi sepre sepre

    ResponderExcluir
  4. OLÁ SOU DO PIAUÍ, E ME CHAMO CÍCERO ALGUMAS DAS IRMÃS MEDIANEIRAS ME CONHECE SOU DE JATOBÁ DO PIAUÍ, QUERO PARABENIZAR O TRABALHO E DIZER QUE AS IRMÃS MEDIANEIRAS DA PAZ DEIXARAM MUITA SAUDADES EM NOSSAS CIDADE E TAMBÉM MUITA AMIZADE.
    MEU E-MAIL:cicerojatoba@ig.com.br

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.